segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Elementos da vida em sociedade - O homem social

Onde há homem, há sociedade. Toda pessoa relaciona-se de maneira especial com pelo menos duas outras pessoas, seu pai e sua mãe. O homem é um ser social por natureza.

As relações de família, de coleguismo, de cidadania, não são inócuas de ponto de vista ético, antes pelo contrário, criam vínculos e ditam condutas éticas de todos quantos estejam envolvidos.

Acontece que, em toda sociedade, por menor que seja os seus membros identificam imediatamente, quem dentre eles tem autoridade. Em conclusão: toda sociedade, com exceção da família, conta com um conjunto de normas para a escolha da autoridade que a governa. Além disso, toda autoridade lida com questões complexas e necessita de cooperação e do poder coercitivo. A sociedade internacional ainda não conseguiu formar uma autoridade internacional.



A única sociedade em que a autoridade se origina sem formalidades é a família natural: a autoridade pertence ao casal que a constitui; os membros e a finalidade da família estão determinados pela própria natureza humana.


Referência:
Fundamentos da Ética Empresarial e  Econômica - 3º Edição - Editora Atlas 2007
Maria Cecília Coutinho de Arruda
Maria do Carmo Whitaker
José Maria Rodriguez  Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário