segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ética empresarial: Questões éticas na empresa

EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES.
A empresa é uma sociedade intermediária, constituída pelo ser humano, que se distingue pela atividade-meio: o trabalho. A empresa é vital, indispensável para a sobrevivência, tanto é assim que existe desde os primórdios da humanidade.

A atividade empresarial está integrada pela atividade de operários quanto de administradores. A ética embebe todos os atos humanos, portanto está presente em toda a atividade da empresa.

EVOLUÇÃO DA ÉTICA EMPRESARIAL.
Vamos apenas considerar um momento crítico em que se iniciou uma forma inovadora de organização da produção, a Revolução Industrial, e sua evolução posterior. No final do século XVIII, uma nova tecnologia modificava o binômio trabalho-máquina. A máquina a vapor proporcionava uma enorme quantidade de energia mecânica, localizada e podia movimentar um grande número de teares, localizados juntos. O tear movido a vapor poupava esforço físico dos tecelões, mas em contrapartida exigia sua reunião num local e num horário; surgia a fábrica. Esta era superior em eficiência ao trabalho humano físico, por causa da máquina; era também superior em regularidade, por causa dos estoques; era, além do mais, atraente ao homem porque no fundo ele sempre aprecia a convivência social. Em qualquer sociedade, e, portanto na empresa, o princípio ético fundamental é a dignidade da pessoa. Em conseqüência, a empresa capitalista ofende a Ética quando prioriza o capital sobre o trabalho.

RETORNO DA CONDUTA ÉTICA.
O retorno decorrente de uma política empresarial baseada no comportamento ético apresenta-se sob duas ordens, uma de fundo e outra de conveniência.

As razões de fundo são, sem dúvida, as principais: a ênfase na empresa funciona como o elixir que tudo melhora. Aprimora as pessoas, ajuda a que cada uma galgue os degraus do seu aperfeiçoamento, melhore o próprio trabalho, desenvolva suas qualidades pessoais, o relacionamento com os companheiros. Não existe comportamento ético sem qualidade no trabalho. A Ética torna o ser humano íntegro, coerente e feliz.

As razões de conveniência para a ênfase ética na empresa são cada vez mais evidentes. A empresa ética, que atua pelos princípios éticos sociais (respeito à dignidade pessoal, direito de propriedade, primazia do trabalho, solidariedade, princípio da subsidiariedade e primazia do bem comum), recebe o reconhecimento não só de quantos nela trabalham, mas principalmente dos clientes ou consumidores.

A ética empresarial implica criar tradição de cultura ética, que tende a crescer por si mesma; a empresa que encara frontalmente a sua vida ética cria uma energia interna que a guia para a frente. Forma- se assim círculo virtuoso e enriquecedor.

PROBLEMAS FREQUENTES.
Um problema a que a empresa deve sempre estar atenta é o da ofensa à transcendência do bem comum, no sentido de que ela não existe só para a satisfação dos interesses dos sócios e dos empregados. É preciso considerar o Bem Comum da sociedade mais ampla da nação. Isto exige que a atividade seja boa em todos os sentidos; o objeto da empresa não pode prejudicar outras, usando meios ilícitos.

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